Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Segundo episódio do Brasil Toca Choro mostra a relação do piano com o Chorinho

Músicos e arranjadores como Teco Cardozo, Toninho Carrasquiera e Nelson Ayres falam sobre as contribuições que Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth deram para o surgimento do Chorinho e como o piano esteve atrelado a esse estilo musical brasileiro

Brasil Toca Choro

No AR em 23/03/2019 - 18:00

O programa Brasil Toca Choro traz uma seleção de músicos e especialistas para falar sobre Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Zequinha de Abreu e a participação do piano nas composições do Chorinho.

Neste segundo episódio, o pianista Hercules Gomes toca “Corta Jaca” de Chiquinha Gonzaga e “Tico-Tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu, junto com o flautista Antônio Rocha. Em seguida vem o músico Yamandu Costa tocando, no seu violão de sete cordas, “Brejeiro”, de Ernesto Nazareth. Ainda tem “Fon-Fon”, tocada por André Mehmari que também toca “Tenebroso”. A música “Batuque” tem a interpretação dos músicos Daniel Allain (flauta), Stanley Carvalho (clarinete), Romain Sielert (pandeiro), Maik Oliveira (cavaquinho), Lula Gama (violão) e Edmilson Capelupi (violão de sete cordas) que também tocam “Sarambeque”. Já a música “Faceira”, tocam Izaías Bueno (bandolim) e Israel Bueno (violão de sete cordas). Em “Apanhei-te Cavaquinho”, tem a participação de Rafael Toledo (percussão), Douglas Alonso (bateria), Léo Rodrigues (percussão), Fabio Perón (bandolim), Enrique Menezes (flauta), Enrique Araújo (cavaquinho) e Gian Correa (violão de sete cordas). A música de Chiquinha Gonzaga, “Ô, Abre Alas”, considerada a primeira marchinha de carnaval do Brasil, também está no repertório, Hercules Gomes a executa no piano. No fim, são tocadas as músicas “Atraente”, por Heloisa Fernandes no piano e Vanessa Melo no clarinete e “Choro”, de Amilton Godoy, interpretada por Léa Freire na flauta e Amilton Godoy no piano.

O Brasil Toca Choro é um programa em parceria com a Rádio Cultura de São Paulo e vai ao ar todo sábado, às 18h, na Rádio MEC AM 800 kHz e na Rádio MEC FM 99,3 MHz.

Criado em 21/03/2019 - 18:01

Mais do programa