O Caderno de Música deste sábado (10) dará continuidade ao tema iniciado no último programa sobre a forma musical “Variação”. Para ouvir a edição anterior, basta ouvir o podcast na página do Caderno de Música no site radios.ebc.com.br
Como foi dito no último programa, existem quatro tipos de variação na música: o baixo ostinato, a passacaglia, a chaconna e o tema com variações.
Embora não se saiba muito sobre a sua história, alguns estudiosos afirmam que ela tem origem em uma dança espanhola de caráter ternário e andamento lento. A atual forma da passacaglia como conhecemos se manteve com as mesmas características musicais, mas não é mais associada a uma dança. A passacaglia se inicia com o baixo realizando um tema desacompanhado, ou seja, um instrumento grave solista. A sua forma é bem semelhante a do baixo ostinato. Inclusive, algumas músicas, como o "Lamento de Dido" que ouvimos no último programa, podem ser classificadas de ambas as formas. De uma maneira geral, a principal diferença entre baixo ostinato e passacaglia está na melodia da linha do baixo, que, na passacaglia, é muito mais complexa e nem sempre se mantém igual ao longo da obra, podendo apresentar inúmeras variações.
No programa, ouça exemplos de passacaglia em obras de Hindemith e Johann Sebastian Bach.
O Caderno de Música vai ao ar neste sábado, às 11h45, na MEC FM Rio.