Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça Maria Anna, a irmã de Mozart

Caderno de Música segue com o especial sobre Wolfgang Amadeus Mozart e fala sobre a sua irmã, Nannerl

Caderno de Música

No AR em 19/01/2019 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (19) segue com o especial sobre Wolfgang Amadeus Mozart, e destaca uma das personalidades mais importantes na vida do compositor: a sua irmã Maria Anna (ou Marianne) Mozart.

Maria Anna e Wolfgang foram os dois únicos filhos sobreviventes de Leopold e Anna Maria Mozart. Apelidada de Nannerl, Maria Anna foi a primeira grande inspiração de seu irmão mais novo, Wolfgang. Ela nasceu em Salzburgo em 30 de julho de 1751 e iniciou os seus estudos no teclado com seu pai aos sete anos de idade, logo se revelando um verdadeiro prodígio. Aliás, alguns pesquisadores afirmam que Nannerl era mais talentosa ao piano do que Wolfgang, mas não teve tantas oportunidades devido aos costumes sociais da época, que não viam as mulheres musicistas com bons olhos.

Anna Maria Mozart chegou a se apresentar em diversas turnês com seu irmão em cidades como Viena e Paris, sendo, muitas vezes, mais elogiada do que o irmão. Porém, ao completar 18 anos, como já estava na idade de se casar, Nannerl foi proibida de continuar se apresentando nas viagens e passou a ficar em casa enquanto Wolfgang seguia abrilhantando os palcos europeus. Na infância, os dois irmãos sempre foram muito próximos. O pesquisador Manyard Solomon (autor de biografias de Mozart) escreveu que, “aos três anos, Wolfgang se interessou por música observando seu pai a dar aula a Marianne. Ele queria ser como ela.” Porém, alguns materiais que relatam o relacionamento dos dois divergem sobre a proximidade deles na fase adulta.

Conheça mais sobre Maria Anna Mozart no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.

 

Tags:  Mozart

Criado em 18/01/2019 - 06:39 - Episódio Caderno de Música 19-01-19

Mais do programa