Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça a vida e obra de Mozart no Caderno de Música

Programa traz a última edição da série sobre Wolfgang Amadeus Mozart

Caderno de Música

No AR em 26/01/2019 - 11:45

Durante todo o mês de janeiro, o Caderno de Música preparou uma série de programas em homenagem a Mozart, e destacou alguns personagens importantes na sua vida e trajetória musical, como a sua esposa Constanze, os seus pais Leopold e Anna Maria, e sobre a sua irmã Nannerl. E, neste sábado (26), confira um pouco mais deste especial e conheça a vida e obra do próprio Wolfgang Amadeus Mozart, que nasceu em 27 de janeiro de 1756.  

Mozart, o menino prodígio, começou a tocar em público e compor suas primeiras obras por volta dos cinco anos de idade. Seu talento precoce logo chamou a atenção da população e da realeza europeia, e todos queriam ver esse verdadeiro gênio. Ainda muito criança, ele realizou exaustivos concertos, viagens, testes e audições que muitas vezes chegavam até a prejudicar a sua saúde. 

Como vimos nos outros programas, mesmo demonstrando inegável talento, boa parte do que Mozart foi se deve ao incentivo e educação rigorosa que recebeu de seu pai Leopold Mozart, ao apoio emocional de sua mãe Anna Maria, ao suporte da sua esposa Constanze e à inspiração em sua irmã mais velha Maria Anna, apelidada Nannerl, que também era uma exímia pianista. 

Mozart trabalhou como músico da corte de Salzburgo e futuramente em Viena, onde alcançou o auge da sua fama. Apesar de todo o seu sucesso, ele não apresentava muitas habilidades com questões financeiras, o que o fez morrer em situação muito precária. O seu estilo de composição se destaca, principalmente, pelo equilíbrio, graça e perfeição formal, que são características típicas do Classicismo. Ele foi, talvez, o único compositor de seu tempo a escrever com maestria praticamente todos os gêneros musicais, tanto vocais quanto instrumentais. Seu catálogo musical possui mais de 600 obras, incluindo óperas, missas, um réquiem, concertos, música de câmara e sinfonias, levando alguns gêneros comuns da época a um alto nível de excelência.  

Confira mais no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.

Tags:  Mozart

Criado em 25/01/2019 - 10:29

Mais do programa