Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça as principais características da Bossa nova, no Caderno de Música

O programa homenageia o mestre João Gilberto e fala sobre as características e principais obras do gênero criado por ele

Caderno de Música

No AR em 13/07/2019 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (13), em homenagem ao mestre João Gilberto, fala sobre a Bossa nova, gênero criado por ele e que se tornou um dos mais influentes da história da música brasileira.

Segundo alguns estudos, palavra “Bossa” surgiu na década de 1930, na letra do samba “São Coisas Nossas”, de Noel Rosa. Na década seguinte, a expressão passou a ser utilizada para destinar às improvisações nos sambas de breque.

Porém, o verdadeiro embrião deste movimento na forma como ficou conhecida ocorreu na década de 1950, durante os encontros de um grupo de músicos na zona sul do Rio de Janeiro. Nestes encontros, estavam grandes nomes da música, como Carlos Lyra, Roberto Menescal, Chico Feitosa, Ronaldo Bôscoli e o grande João Gilberto, que foi quem, de fato, apresentou uma nova maneira de tocar o samba, dando origem à Bossa Nova. 

No início, a Bossa Nova se caracterizava apenas pelo modo de cantar e tocar o samba da época. Ou seja, eram interpretações novas de músicas já conhecidas. O surgimento oficial do gênero ocorreu no final da década de 1950, com o disco de João Gilberto e a sua interpretação da música “Chega de Saudade”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Conheça mais no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 11/07/2019 - 19:22 - Episódio Caderno de Música 13-07-2019

Mais do programa