Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a história da obra “Egmont”, de Beethoven.

Programa atende ao pedido do ouvinte Joelson Cortez, de Natal (RN), e traz as principais características desta obra de Beethoven.

Caderno de Música

No AR em 16/11/2019 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (16), véspera de aniversário de Beethoven, fala sobre uma de suas composições mais importantes: a música incidental “Egmont”.

Composta entre outubro de 1809 e junho de 1810, em cima da peça de mesmo nome de Goethe, a música incidental “Egmont”, opus 84, de Beethoven, é constituída por sua famosa abertura, seguida de uma sequência de nove peças para soprano, narrador e orquestra. A obra estreou em 1810 no Teatro Hofburg, em Viena, e é lembrada, principalmente, por sua Abertura, devido à sua força, nobreza e carácter triunfante.

A história contada nesta música programática de Beethoven, através do enredo de Goethe, é baseado de incidente verídico ocorrido no século 16. Gira em torno do heroísmo do Conde Egmont, que se opôs violentamente à tirania dos governantes espanhóis. O nobre lutou pela independência do seu povo, vindo a pagar com a própria vida.

Muito da verdade que Beethoven expôs nesta obra veio pela experiência que vivenciava no momento de sua composição, com as guerras Napoleônicas que estavam em pleno vapor, e o domínio do Império francês sob a maior parte da Europa. Beethoven, que antes admirava os ideais de Napoleão Bonaparte, estava indignado com sua decisão de se coroar Imperador e expressava suas próprias preocupações políticas. A figura de Egmont, portanto, simbolizava a exaltação de um herói que lutou contra a opressão.

Confira mais no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 15/11/2019 - 11:34 - Episódio Caderno de Música_16-11-19

Mais do programa