Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça o especial 100 anos de Arthur Grumiaux no Caderno de Música

O programa homenageia o centenário deste importante violinista belga do século XX

Caderno de Música

No AR em 21/03/2021 - 11:00

O Caderno de Música deste domingo (21) faz um especial em comemoração ao centenário de nascimento do violinista belga Arthur Grumiaux, que é considerado um dos maiores virtuoses do século XX.

Baron Arthur Grumiaux nasceu na cidade belga de Villers-Perwin, em 21 de março de 1921. Vindo de uma família de operários, com apenas quatro anos de idade, foi incentivado pelo seu avô a iniciar seus estudos musicais. Logo ingressou no Conservatório de Charleroi onde estudou violino e piano com Fernand Quinet, conquistando o seu primeiro prêmio aos 11 anos.

Após se formar no conservatório, Grumiaux muda-se para Bruxelas, e se dedica aos estudos de violino no Royal Conservatoire, com o mestre Alfred Dubois. Ele também teve aulas com o professor e compositor Jean Absil e o grande mestre romeno Georges Enescu. 

Antes de ter completado 20 anos de idade, Arthur Grumiaux já havia recebido inúmeros prêmios importantes, como o “Henri Vieuxtemps” e o “François Prume”, em 1939, e o “Prix de Virtuosité” do governo belga em 1940. Ainda neste período, a sua carreira internacional precisou ser momentaneamente interrompida por conta da invasão alemã na sua terra natal durante a guerra. Mas, assim que retornou aos palcos, logo chamou a atenção da plateia das mais diversas regiões do mundo. 

O trabalho de Grumiaux era caracterizado pela ênfase no valor do fraseado, qualidade sonora e o alcance de padrões técnicos elevados. Apesar do seu estilo próprio inconfundível, ele chegou a ser comparado a outros grandes nomes, como o violinista tamém belga, Eugène Ysaÿe, e o espanhol Pablo de Sarasate. Grumiaux atuou em mais de 30 gravações ao longo de sua carreira, com interpretações únicas de obras de Mozart, Bach, Beethoven, Paganini, entre outros. 

O artista faleceu de forma inesperada, por conta de um derrame súbito, em 1986, quando tinha 65 anos de idade. Na ocasião, sua carreira estava a todo vapor, e ele cumpria uma rigorosa agenda de concertos e apresentações. Ele deixou diversas gravações e um valioso ensinamento, e sua arte é apreciada e seguida até os dias de hoje por violinistas de todo o mundo.

Ouça o programa no player acima.

O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 11h, na MEC FM.

Tags:  Arthur Grumiaux

Criado em 18/03/2021 - 10:35

Mais do programa