Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Franco Corelli é homenageado no Caderno de Música

Programa celebra o centenário de nascimento deste importante cantor operístico do século XX

Caderno de Música

No AR em 08/04/2021 - 00:00

No dia 8 de abril de 1921, há 100 anos, nascia o tenor italiano Franco Corelli, e o Caderno de Música desta quinta-feira (8) faz uma homenagem a este importante nome da ópera da segunda metade do século XX.

Diferente de muitos cantores de renome internacional, Dario Franco Corelli só iniciou os estudos na música após os 20 anos de idade. Nascido na cidade de Ancona, na Itália, ele seguiu, inicialmente, os passos do seu pai, e ingressou no curso de engenharia naval na Universidade de Bolonha. Durante os anos de faculdade, Franco Corelli foi desafiado por um amigo a participar de um concurso musical. Apesar de não ter vencido esse concurso específico, o tenor foi fortemente incentivado pelos jurados a investir e a se aprimorar no canto. 

Com o desejo de estudar ópera, Franco Corelli ingressou no Conservatório de Música de Pesaro e, no ano de 1951, vence o concurso do Maggio Musicale Fiorentino (festival anual de ópera de Florença) e faz sua estreia na ópera Rigoletto, de Verdi, na região de Spoleto, na Itália. 

Apesar de não ter iniciado muito cedo na música, Franco Corelli logo ganhou notoriedade no meio operístico. Em 1952, ele fazia aparições em pequenas casas de ópera e nas rádios italianas. E no ano seguinte, associado à Ópera de Roma, se torna um dos principais tenores da Itália. 

Corelli era muito aclamado pelo público e a crítica. Com um vasto repertório que já contava com mais 30 papéis, em 27 de janeiro de 1961, ele faz sua grande estreia no Metropolitan, em Nova Iorque, onde seguiu se apresentando pelos próximos 14 anos. Sua última apresentação na casa aconteceu em dezembro de 1974, retornando posteriormente em um único concerto com sua turnê no ano de 1975. Nesta época, já tendo interpretado alguns dos papéis mais difíceis do repertório operístico, sua voz começa a mostrar os primeiros sinais de desgaste. Sua última performance se deu em 1976, aos 55 anos.  

Após sua consagrada carreira como tenor, Corelli se aposenta dos palcos operísticos e se torna professor de canto em Nova Iorque. Este incrível tenor italiano, que foi casado por quase 50 anos com a também cantora Loretta di Lelio, faleceu em 2003, aos 82 anos de idade, na cidade de Milão, após sofrer um derrame. A  voz forte e densa de Corelli fez dele um favorito em papéis como Cavaradossi, Don José, Radamés, Calaf, entre tantos outros. Franco Corelli imortalizou a sua voz, deixando uma vasta discografia, e entrando para a história da ópera como um dos maiores tenores da segunda metade do século XX.

Confira mais no Caderno de Música, que vai ao ar nesta quinta-feira, durante a programação da MEC FM.

Tags:  Franco Corelli

Criado em 07/04/2021 - 13:21

Mais do programa