Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dennis Brain é o homenageado do Caderno de Música

Programa traz um pouco da vida e carreira deste que é considerado um dos maiores trompistas de toda a história

Caderno de Música

No AR em 17/05/2021 - 00:00

Em 17 de maio de 1921, nasceu em Londres o instrumentista Dennis Brain. E o Caderno de Música desta segunda-feira (17) faz um especial em comemoração ao seu centenário de nascimento, trazendo um pouco da vida e carreira deste que é considerado um dos maiores trompistas de toda a história. 

Dennis Brain nasceu em uma família de incríveis trompistas. Seu pai, Aubrey Brain, era o principal trompista da Orquestra Sinfônica da BBC desde a sua fundação, além de ter pertencido à Sinfônica de Londres e à Royal Philharmonic. Com cerca de 17 anos de idade, Dennis passa a estudar na Escola Preparatória Richmond Hill, depois na Saint Paul School, e finalmente ingressa na Academia Real de Londres, onde seu pai lecionava, e onde estreou em 6 de outubro de 1938, tocando o Concerto de Brandenburgo número 1, de Bach.

A primeira gravação de Dennis Brain ocorreu aos 17 anos, em fevereiro de 1939, com o Quarteto Léner, executando o Divertimento em Ré Maior de Mozart. Aos 21 anos, Dennis já assumia a cadeira de primeira trompa da Orquestra Sinfônica Nacional, mas não ficou por muito tempo. Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial em 1939, ele e seu irmão, o oboísta Leonard Brain, foram convocados pelo exército. Os dois ingressaram na Força Aérea Real, e atuaram na Central Band em Uxbridge e na Orquestra Sinfônica. E foi durante este período que Dennis começa a chamar a atenção de grandes maestros, como foi o caso de Leopold Stokowski, que logo o convidou para integrar a Orquestra de Filadelfia.

Dennis Brain atuou na National Symphony Orchestra, na London Baroque Ensemble, na New London Orchestra, e na Royal Philarmonic Orchestra. Dennis Brain ainda produziu um programa de rádio, o The Early Horn, em 1955, em que enfatizava, sempre com bom-humor e talento, a importância da produção do timbre perfeito. Em sua breve carreira, ele foi o maior responsável por popularizar o repertório para trompa, chegando a inspirar diversos compositores a escreverem novas obras para o instrumento, entre eles, Benjamin Britten, Paul Hindemith, Gordon Jacob e Lennox Berkeley.

Confira mais no Caderno de Música, na MEC FM.

Tags:  Dennis Brain

Criado em 13/05/2021 - 14:55

Mais do programa