Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caderno de Música homenageia Pauline Viardot

O programa celebra o bicentenário de nascimento desta importante cantora e compositora francesa do período romântico

Caderno de Música

No AR em 15/07/2021 - 10:49

Nesta edição especial do Caderno de Música de domingo (18), confira uma homenagem ao bicentenário de nascimento da cantora e compositora francesa do período romântico, Pauline Viardot

Nascida em 18 de julho de 1821 em Paris, Michelle Ferdinande Pauline Viardot veio de uma família de importantes músicos: seu pai, Manuel Garcia, foi um cantor e professor; e sua irmã mais velha era Maria Maliban, uma das grandes divas da época. Como era de se esperar, Pauline Viardot teve uma excepcional formação musical: ela foi aluna de piano de Franz Liszt, e teve aulas de contraponto e harmonia com ninguém menos do que Anton Reicha (amigo de Beethoven, Reicha foi um dos maiores mestres de seu tempo e deu aulas para grandes nomes como Liszt e Berlioz). 

Sempre envolvida com o meio musical europeu, Pauline Viardot foi amiga de Clara Schumann, Giacomo Meyerbeer, e, principalmente, de Frederic Chopin, com quem tocou diversos duetos ao piano. Aliás, Pauline também contribuiu com alguns arranjos de peças do compositor. Apesar do talento e desenvoltura no piano, Pauline ganhou mais notoriedade como cantora e compositora, se tornando uma referência no ensino do canto lírico. 

Confira mais sobre a vida e obra de Pauline Viardot neste domingo, na MEC FM.

Tags:  Pauline Viardot

Criado em 15/07/2021 - 10:49

Mais do programa