Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caderno de Música destaca o álbum “Mozart & Contemporaries”, de Víkingur Ólafsson

E ainda no programa, confira uma pequena homenagem ao compositor e saxofonista norte-americano John Coltrane.

Caderno de Música

No AR em 19/09/2021 - 14:30

O Caderno de Música deste domingo (19) destaca o recém-lançado álbum Mozart & Contemporaries, do pianista islandês Víkingur Ólafsson

Lançado em setembro de 2021, Mozart & Contemporaries é o álbum mais recente do consagrado pianista islandês de 37 anos, Víkingur Ólafsson. O CD tem sido – assim como os seus trabalhos anteriores - amplamente elogiado pela crítica especializada, recebendo destaque do mês no site da Presto Classical e na Revista Gramophone. Mozart & Contemporaries apresenta obras de Cimarosa, Galuppi, Carl Phillip Bach e Haydn ao lado de músicas compostas por Mozart na última década de sua vida, que, segundo Ólafsson, é a fase mais frutífera do compositor.

Na segunda parte do programa, confira uma pequena homenagem ao compositor e saxofonista norte-americano John Coltrane, que neste mês estaria completando 95 anos de vida. Nascido na Carolina do Norte (nos Estados Unidos), em 23 de setembro de 1926, Coltrane era filho de pais músicos, e seu primeiro trabalho mais profissional foi tocando clarinete na banda militar da Marinha, chegando a montar um quarteto (o Melody Makers) e a gravar um álbum em 1946. Pouco tempo depois, já estava participando de grupos ao lado de grandes nomes do jazz, como Dizzy Gillespie e Miles Davis.

John Coltrane faleceu em 17 de julho de 1967, com apenas 40 anos de idade. Apesar de uma carreira relativamente breve, ele gravou mais de 100 álbuns, tanto ao vivo como em estúdio, criando um dos mais variados e profundos trabalhos musicais do século 20. Seu nome também entrou para a história por ter inovado no gênero jazzístico: ele desenvolveu uma técnica própria de tocar várias notas rápidas em legato (técnica que ficou conhecida como "sheets of sound"), e reformulou a maneira de tocar, compor e improvisar no jazz, influenciando músicos de diversas gerações. 

O Caderno de Mùsica vai ao ar neste domingo, às 14h30, na MEC FM.

Criado em 16/09/2021 - 09:59

Mais do programa