Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Baldassare Galuppi é o destaque do Caderno de Música

E ainda no programa, confira o CD “Bach Lute Suites”, do violonista escocês Sean Shibe.

Caderno de Música

No AR em 31/10/2021 - 14:30

O Caderno de Música deste domingo (31) homenageia os 315 anos do compositor italiano barroco Baldassare Galuppi

Nascido em 18 de outubro de 1706, Galuppi foi um importante compositor de óperas do período barroco, se destacando por sua originalidade no gênero. Ele é considerado uma figura crucial no desenvolvimento da ópera buffa, e suas óperas neste gênero foram as primeiras a obter aceitação quase que unânime. Boa parte de suas obras misturam elementos da ópera séria e da ópera buffa, em um estilo conhecido como dramma giocoso. Contando com um catálogo com cerca de 100 óperas, mais de 20 oratórios, e diversas obras instrumentais, Galuppi compôs a sua primeira obra lírica com apenas 16 anos, e aos 22 ficou conhecido pelo apelido de “Il Buranelo”.

O programa também dará início a uma série com os vencedores do Gramophone Classical Music Awards de 2021. Em uma cerimônia realizada virtualmente no dia 5 de outubro, o editor-chefe James Jolly e a pianista Isata Kanneh-Mason apresentaram os grandes vencedores de diversificadas categorias, como “melhor álbum de câmara”, “coral”, “música antiga”, “orquestral”, entre outras.

Na categoria de melhor CD instrumental, o prêmio foi para o violonista escocês Sean Shibe e o seu álbum Bach: Pour La Luth Ò Cembal. Neste álbum, Shibe aplica as suas principais qualidades musicais e interpretativas, como energia, reflexão, ecletismo, integração e franqueza emocional, e traz a música de Bach para um olhar contemporâneo.

O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 14h30, na MEC FM.

Criado em 28/10/2021 - 13:10

Mais do programa