Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira o especial “120 anos de Joaquín Rodrigo”, no Caderno de Música

E ainda no programa, conheça o álbum “Shostakovich Violin Concertos”, vencedor do Gramophone Awards de 2021.

Caderno de Música

No AR em 20/11/2021 - 11:29

O Caderno de Música deste domingo (21) apresenta um especial “120 anos de Joaquín Rodrigo”, com um pouco da história deste grande compositor espanhol do século XX. 

Joaquín Rodrigo Vidre nasceu em Sagunto, Espanha, em 22 de novembro de 1901, e faleceu em Madri, em 6 de julho de 1999. Com apenas quatro anos, ele foi atingido por um surto de difteria e perdeu totalmente a sua visão. Tal acontecimento, entretanto, segundo o próprio compositor, foi o que o aproximou da sua grande vocação: a música. Rodrigo estudou em uma escola específica para cegos e logo demonstrou grande interesse pela literatura e pela música. Ele teve aulas na École Normale de musique com importantes nomes, como Francisco Antich, Enrique Gomá, Eduardo Lopez Chavarri e, principalmente Paul Dukas.

Já no início dos anos 1920, Joaquín Rodrigo tornou- se pianista e compositor das novas correntes vanguardistas. As suas primeiras obras se caracterizavam por um delicado lirismo pessoal e cores instrumentais arriscadas que lembravam os compositores Ravel, Granados, e seu mestre Paul Dukas. Com um pouco mais de 20 anos, Joaquín Rodrigo já havia escrito obras bastante significativas, mas o seu maior sucesso veio com as suas composições para o violão, com destaque para a sua "Fantasia para un gentilhombre" e o famosíssimo “Concierto de Aranjuez”, um dos expoentes máximos da música espanhola.  

E ainda no programa, ouça um dos CDs mais aclamados de 2020. Além do prêmio de melhor álbum de concerto pelo Gramophone Awards de 2021, o “Shostakovich: Violin Concertos” também foi destaque em absolutamente todos principais sites e revistas especializadas, como a Presto Classical, a BBC Music Magazine, o Diapason d’Or e o The Times. O álbum traz os dois primeiros concertos para violino de Shostakovich, ambos extremamente conhecidos no repertório violinístico. A interpretação ficou à cargo da incrível instrumentista russo-britânica de 36 anos, Alina Ibragimova, que está entre os maiores violinistas da atualidade.

Clique no player acima e confira a íntegra do programa.

O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 14h30, na MEC FM.

Criado em 20/11/2021 - 11:29 e atualizado em 21/11/2021 - 14:30

Mais do programa