Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especial 140 anos de Percy Grainger, no Caderno de Música

Confira, no programa, um pouco da vida e principais trabalhos deste importante arranjador, pianista e compositor australiano do século 20

Caderno de Música

No AR em 03/07/2022 - 14:30

O Caderno de Música deste domingo (3) comemora os 140 anos de nascimento do pianista, compositor e arranjador australiano Percy Grainger.

Nascido nos subúrbios da cidade australiana de Melbourne em 8 de julho de 1882, Percy Grainger começou a estudar música em casa com a sua mãe, e logo passou a demonstrar grande habilidade ao piano. Ele mudou-se para a Europa com apenas 13 anos para estudar em Frankfurt, e com aproximadamente 20 anos de idade passa a morar em Londres, onde combina uma já requisitada carreira de pianista com o interesse pela pesquisa sobre a música folclórica. Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914, Grainger mudou-se para Nova York, onde realmente começou a se estabelecer como compositor e arranjador. Ele se tornou um cidadão americano em 1918 e viveu nos Estados Unidos até o ano de sua morte, em 1961. 

Apesar de ter se tornado reconhecido por seu trabalho com a música folclórica, Grainger também foi um dos compositores mais inovadores de seu tempo. Ele escreveu em uma ampla variedade de estilos e formações instrumentais, como música orquestral, de câmara, música solo, coral e conjuntos de sopro. Ele também se destacou como pianista virtuoso, chegando a ser considerado um dos mais requisitados instrumentistas da época.

Ouça mais no player acima. 

O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 14h30, na MEC FM.

Criado em 30/06/2022 - 16:56

Mais do programa