Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira os destaques de julho pela BBC Music Magazine

Caderno de Música apresenta álbuns gravados pelo The English Concert, o Gringolts Quartet e o pianista Alexandre Kantorow

Caderno de Música

No AR em 10/07/2022 - 14:30

O Caderno de Música deste domingo (10) apresenta alguns álbuns que receberam destaque no mês de julho pela BBC Music Magazine. Entre eles, o oratório La Resurrezione, de Handel, gravado pelo The English Concert; os quartetos de cordas de Schoenberg gravados pelo Gringolts Quartet; e o Saint-Saëns: Piano Concertos, do pianista Alexandre Kantorow. 

O oratório La resurrezione escrito em 1708 pelo compositor barroco Georg Friedrich Händel, possui cerca de duas horas de duração e retrata os três dias entre a morte e ressurreição de Cristo de uma forma bastante incomum para a época. O foco principal é dado às mulheres Maria Madalena e Maria Cléofas, em uma jornada de dor, esperança e amor vivenciados pelas protagonistas. Isso torna a obra do século 18 extremamente atual. E ninguém melhor do que o aclamado conjunto The English Concert e o maestro Harry Bicket para este registro fonográfico.

Outro álbum que foi destaque do mês de julho do BBC Music Magazine foi o Saint-Saëns: Piano Concertos números 1 e 2, gravado pelo pianista francês Alexandre Kantorow e o maestro Jean-Jacques Kantorow. Em 2019, os dois haviam gravado um álbum com os três últimos concertos para piano de Saint-Saëns, recebendo destaque nos principais sites e revistas especializadas, como o Diapason d'or e o Gramophone. E agora, neste novo álbum lançado em maio de 2022, eles gravaram não apenas os dois primeiros concertos, mas todo o restante das obras para piano e orquestra de Saint Saens, abrangendo cerca de trinta anos de trabalho do compositor. 

E na categoria de melhor álbum de música de câmara do mês de julho, escolhido pela BBC Music Magazine, tem o Schoenberg: Quarteto de cordas números 1 e 3, gravado pelo Gringolts Quartet. Segundo a crítica da Revista BBC, “o Quarteto Gringolts toca ambas as obras com absoluta maestria, e seria difícil imaginar atuações mais convincentes. Permanecendo particularmente na memória está a seção intermediária do movimento quase lento no Quarteto Número 1, com sua radiante melodia de viola lindamente tocada por Silvia Simionescu”.

O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 14h30, na MEC FM.

Criado em 08/07/2022 - 16:48

Mais do programa