Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Homenagem a Gabriel Fauré, no Caderno de Música

O programa traz uma edição especial dedicada aos 180 anos de nascimento do compositor francês

Caderno de Música

No AR em 11/05/2025 - 12:30

O Caderno de Música deste domingo (11) traz uma edição especial dedicada aos 180 anos de nascimento do compositor francês Gabriel Fauré.

Gabriel Urbain Fauré é amplamente considerado um dos maiores compositores franceses de todos os tempos. Nascido em Pamiers, no sul da França, em 12 de maio de 1845, Fauré se tornou conhecido por sua linguagem que combina lirismo e inovação, situando‑se na ponte entre o romantismo tardio e o modernismo musical. O compositor veio de uma família com bastante cultura, mas sem muita tradição musical. Ele começou a se interessar pela música ainda na infância e, com nove anos de idade, se matricula na Escola de Música Niedermeyer em Paris, onde estudou órgão, harmonia e contraponto. Um de seus professores foi ninguém menos do que Camille Saint-Saëns, que logo se tornou um mentor e amigo próximo.

Além de organista e compositor, Gabriel Fauré também se tornou reconhecido por seu papel como professor e como diretor do Conservatório de Paris. Durante sua gestão como diretor, ele implementou reformas que modernizaram o currículo e abriram caminho para novos estilos e abordagens, incluindo o impressionismo que mais tarde seria explorado por Claude Debussy e Maurice Ravel.

O estilo de Gabriel Fauré acrescentou uma nova sensibilidade melódica à composição francesa, e seu foco em texturas delicadas e harmonias inovadoras o distinguiu de seus contemporâneos. À medida que envelhecia, sua música começou a ficar cada vez mais introspectiva e exploratória em termos harmônicos e estruturais. Isso refletia, de certa forma, a sua vida e dificuldades pessoais, incluindo a perda progressiva da audição. Sua produção musical é marcada por sua habilidade em evocar emoção de maneira íntima, sempre em equilíbrio com uma estética profundamente pessoal. Suas principais inovações foram a incorporação de elementos modais e a exploração de novas estruturas harmônicas.

 

O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 12h30, na Rádio MEC. O programa teve a apresentação de Sidney Ferreira, com texto e produção de Carina Amorim.

Criado em 08/05/2025 - 12:18 - Episódio Caderno de Música 11/05/2025

Mais do programa