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Vida e obra de Antonio Salieri, no Caderno de Música

Programa traz um especial pelos 200 anos de morte do compositor clássico italiano

Caderno de Música

No AR em 04/05/2025 - 12:30

O Caderno de Música deste domingo (04) faz uma homenagem aos 200 anos de morte de Antonio Salieri. Um nome que ficou conhecido do grande público, muitas vezes, por motivos que vão além da música. Salieri, na verdade, tem uma trajetória rica e importante para o entendimento da vida musical europeia entre o final do século XVIII e o início do XIX.

Antonio Salieri nasceu em 1750, na cidade de Legnago, no norte da Itália, e morreu em Viena, em 1825. Ele viveu, portanto, no coração de um dos períodos mais férteis da música ocidental. O músico italiano foi contemporâneo de Haydn e Mozart, e mestre de muitos compositores que marcaram o início do Romantismo, como Beethoven, Schubert, Liszt e Czerny. Apesar de ser lembrado com frequência por causa da lenda de que teria sido inimigo ou até assassino de Mozart, a realidade é bem diferente. Salieri era uma figura central na vida musical vienense, ocupando cargos importantes na corte dos Habsburgo e escrevendo dezenas de óperas, além de obras sacras e música instrumental.

Antonio Salieri mudou-se para Viena ainda jovem e logo chamou atenção de Florian Gassmann, compositor da corte imperial, que o acolheu como aluno e o apresentou à vida musical vienense. A formação de Salieri incluiu, além de música, estudos de alemão, francês e latim — habilidades essenciais para um compositor de ópera na Europa daquela época. Sua primeira ópera de sucesso foi Armida, em 1771. Depois vieram obras que circularam amplamente, como “La scuola de’ gelosi”, “Axur, re d’Ormus” e “Les Danaïdes”.

Durante as décadas de 1780 e 1790, Salieri esteve no auge da carreira. Era mestre de capela da corte imperial, diretor da ópera italiana em Viena e uma referência para os jovens músicos da cidade. Ele continuou atuando como professor até poucos anos antes de sua morte, em maio de 1825, aos 74 anos. Também foi mestre de capela da corte de Viena até 1824. Entre seus alunos, estão nomes de grande peso, como Ludwig van Beethoven, Carl Czerny, Franz Schubert, Giacomo Meyerbeer e Franz Liszt.

A ideia de um Salieri invejoso e perseguidor de Mozart ganhou força no século XIX, alimentada por rumores e reforçada por obras como a peça Mozart e Salieri, de Aleksandr Pushkin, escrita em 1830, e pela ópera homônima de Nikolai Rimsky-Korsakov, de 1898. Essa imagem foi popularizada para o grande público com a peça Amadeus, de Peter Shaffer, e sua adaptação cinematográfica, lançada em 1984. Embora essas obras tenham contribuído para reacender o interesse pela figura de Salieri, elas também ajudaram a consolidar uma visão equivocada sobre sua vida e sua trajetória musical.

 

Confira mais no Caderno de Música, que vai ao ar neste domingo, às 12:30, na Rádio MEC. O programa teve a apresentação de Sidney Ferreira, com texto e produção de Carina Amorim.

Criado em 04/05/2025 - 12:30 - Episódio Caderno de Música 04/05/25

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