O Caderno de Música deste domingo (8) traz mais uma edição da série “Elementos da Música”. O tema do programa é o gênero das variações.
Ao longo da história da música, o princípio da variação tem servido de base para inúmeras obras, desde peças curtas até grandes formas sinfônicas. Trata-se de uma técnica que transforma um mesmo tema por meio de mudanças rítmicas, harmônicas, melódicas ou de textura. A variação não é apenas uma forma de ornamentação, mas também revela a inventividade e o domínio de linguagem de um compositor.
Existem, basicamente, quatro tipos básicos de variação: o baixo ostinato, a passacaglia, a chaconne e o tema com variações. Outros títulos, como a rapsódia, também podem apresentar essa técnica.
A variação, enquanto recurso formal, tem sido largamente utilizada por compositores como William Byrd (no renascimento), Haydn e Mozart (no classicismo), Beethoven, Schubert e Brahms (no romantismo), e, mais recentemente, Stravinsky, Britten e Hindemith, no século 20. Algumas das variações mais conhecidas escritas ao longo do tempo inclui as “Variações Goldberg”, de Bach; as “Variações sobre um tema de Haydn” (ou “Variações sobre o Coral de Santo Antônio”), de Brahms; o “Guia dos Jovens para Orquestra, de Benjamin Britten; e a “Rapsódia sobre um tema de Paganini”, de Rachmaninoff.
O Caderno de Música vai ao ar todo domingo, às 12h30, na Rádio MEC. O programa tem a apresentação de Sidney Ferreira, com texto e produção de Carina Amorim.