O Caderno de Música deste domingo (29) celebra os 290 anos de nascimento do compositor Johann Christian Bach, filho mais novo de Johann Sebastian Bach e conhecido como o “Bach Londrino”.
Johann Christian Bach nasceu em Leipzig, em 5 de setembro de 1735. Era o caçula dos treze filhos de Johann Sebastian Bach com sua segunda esposa, Anna Magdalena Bach. Desde cedo, teve contato com a música, aprendendo com o pai e também com o primo Johann Elias Bach. Acredita-se que o Livro 2 de “O Cravo Bem Temperado” tenha sido usado em sua formação inicial. Com a morte do pai, em 1750, Johann Christian Bach mudou-se para Berlim, onde estudou com seu meio-irmão Carl Philipp Emanuel Bach. Poucos anos depois, seguiu para a Itália, em busca de aperfeiçoamento. Em Milão, trabalhou como organista da catedral entre 1760 e 1762, compondo missas, um réquiem e um Te Deum. Foi nesse período que se converteu ao catolicismo. A partir de então, dedicou-se também à ópera, gênero no qual foi pioneiro dentro da família Bach.
O sucesso de Johann Christian Bach na Itália logo abriu portas na Inglaterra. Em 1762, ele se muda para Londres, onde viveria até o fim da vida. Por essa razão, ficou conhecido como “o Bach londrino” ou “o Bach inglês”, se adaptando muito bem ao estilo musical do país. Sua primeira ópera na Inglaterra, “Orione”, foi uma das primeiras a utilizar clarinetas, instrumento ainda pouco explorado até então. Nos anos seguintes, Johann Christian Bach se tornou Mestre de Música da Rainha Charlotte, função que incluía dar aulas à família real e acompanhar o rei Jorge Terceiro, que tocava flauta. Aos poucos, o nome de Johann Christian consolidava-se como o de um dos músicos mais populares da Inglaterra no século XVIII.
Ouça mais no Caderno de Música, que vai ao ar neste domingo, às 12h30, na Rádio MEC. O programa teve a apresentação de Sidney Ferreira, com texto e produção de Carina Amorim.