Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça compositor e obras que fazem aniversário dia 28 de outubro

Dmitri Bortniasnky nasceu na mesma data em que duas grandes obras de outros compositores estrearam

Concerto MEC

No AR em 28/10/2020 - 12:00

O Concerto MEC desta quarta-feira (28) destaca o nascimento de Dmitri Bortniansky, compositor ucraniano do século 18.

E as estreias, nesta data, de Scheherazade, Suíte Sinfônica de Nikolai Rimsky-Korsakov, em 1888, e de Capriccio, ópera de Richard Strauss, em 1942.

Ouça a MEC FM no player.

Inicialmente, vamos falar do pouco conhecido Dmitri Bortniasnky, compositor ucraniano, nascido em Glukov, em 28 de outubro de 1751.

Bortniansky era cravista e maestro na corte de Catarina a Grande, e foi uma peça chave na história musical da Ucrânia e da Rússia, a ponto de ambas as nações reivindicarem para si o lugar de nascimento do compositor.

Comparado a Palestrina, Bortnisanky foi um dos três de ouro da Rússia de sua época, ao lado de Artemy Vedel e maxim Berezovsky.

O Concerto MEC celebra também a estreia da suíte sinfônica Scheherazade, em 28 de outubro de 1888, composta por Rimsky-Korsakov, inspirado pelas histórias das mil e uma noites.

Scheherazade combina características da música russa, em geral, e de Rimsky-Korsakov, em particular, e é a obra mais popular do compositor.

O sucesso da Suíte se deve à orquestração deslumbrante e colorida da obra e também ao grande interesse pela cultura do Oriente, muito comum na época da Rússia Imperial.

Scheherazade é uma das esposas do sultão Schariar, que, noite após noite, para salvar sua vida, entretém o seu senhor, com histórias fascinantes do Oriente.

O programa encerra com a memória da estreia da ópera Capriccio, de Richard Strauss, que aconteceu nesta data, em 1942, no Teatro Nacional de Munique.

A obra que vamos apresentar é o Sexteto executado no primeiro ato da ópera Capriccio, quando dois pretendentes, um poeta e um compositor, disputam o coração da condessa Madeleine.

O sexteto é uma espécie de carta de amor, que o pretendente compositor escreve à sua amada.

Strauss demonstra domínio de texturas coloridas nesta peça, de estilo elegante da Música de Câmara Rococó.

Concerto MEC vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 12h às 13h, na MEC FM

Produção: Fernando Neiva

Apresentação: Raquel Ricardo

Criado em 28/10/2020 - 10:06

Mais do programa