Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC apresenta Gran Partita e Sinfonia Haffner de Mozart

O Concerto MEC desta terça-feira destaca as estreias de duas obras de Mozart.

Concerto MEC

No AR em 23/03/2021 - 07:37

Mozart escreveu mais de 600 obras em seus 35 anos de vida, e durante quase 30 de atividade criativa, ele se distinguiu pela combinação absoluta da perfeição da forma, riqueza melódica e simplicidade da linguagem musical.

Sua genialidade estava na capacidade de criar uma gama de ideias originais, expressivas, eficazes e efetivas que tocam diretamente o ouvinte.

Como nesta Serenata para sopros em si bemol maior, k. 361, Gran Partita, obra de 1782, escrita sob encomenda para as apresentações informais da corte, e estreada em 23 de março de 1784, em Viena.

Na segunda parte do programa, vamos ouvir a Sinfonia número 35, k. 385, Haffner, de 1783, escrita sob encomenda de seu pai, Leopold Mozart, para um amigo comum, Sigmund Haffner Filho, que seria elevado à condição de Cavaleiro do Reino pelo Imperador José Segundo da Áustria.

A princípio, a obra foi pensada como uma Serenata, mas depois Mozart quis reaproveita-la para uma série de Concertos no Burgtheater, em Viena, e reviu os manuscritos, retirando alguns movimentos. 

A Sinfonia Haffner foi escrita como música de divertimento e composta com muita pressa, mas mesmo assim de qualidade ímpar. 

O próprio Mozart se surpreendeu ao rever a partitura, pois segundo ele já havia se esquecido das notas usadas na obra. 

A estreia se deu sob a regência do compositor em concerto beneficente promovido pelo próprio Mozart, no Burgtheater, em 23 de março de 1783.

O teatro estava lotado e o que mais agradou a Mozart foi a presença do próprio Imperador da Áustria José Segundo, que aplaudiu a obra com entusiasmo.

Concerto MEC vai ao ar de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, na MEC FM.

Tags:  Mozart

Criado em 23/03/2021 - 07:37

Mais do programa