Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC destaca o nascimento de Ludwig Spohr

O compositor, violinista e maestro alemão é mais conhecido como Louis Spohr

Concerto MEC

No AR em 05/04/2021 - 12:05

Concerto MEC desta segunda-feira destaca o nascimento do compositor, violinista e maestro alemão Ludwig Spohr, conhecido como Louis Spohr.

Durante sua vida, Spohr foi altamente considerado, tendo escrito sinfonias, óperas, vários concertos para violino, para clarinete, oratórios e música de câmara.  

Duas contribuições de Spohr para a orquestra foram a invenção do apoio de queixo para violino e a marca de ensaio orquestral.

O apoio de queixo é uma peça de madeira presa ao violino e que auxilia no posicionamento do queixo do músico junto ao instrumento. 

 A outra criação de Spohr, a marca de ensaio, é uma letra em negrito na partitura e nas partes do músicos, que serve como referência ao maestro para indicar aos músicos onde devem reiniciar a música. 

A obra de Spohr abrange a transição entre o período clássico e o romântico, mas após sua morte raramente era ouvida e acabou caindo no esquecimento.

No final do século vinte, Spohr foi redescoberto e houve um novo inrteresse por sua obra, especialmente na Europa.  

Louis Spohr nasceu em 5 de abril de 1784 em Bruswick, na Alta Saxônia, na Alemanha, filho de dois musicos, uma cantora e pianista e um flautista, que muito o ajudaram em sua formação musical. 

Spohr foi muito auxiliado em sua carreira por um violnista , chamado Dufour, que reconheceu seu talento e o levou para a cidade onde haveria mais condições de estudo.

Um nobre de Brunswick impressionado com um concerto dado por Spohr, contratou o jovem violinista de apenas 15 anos para ser músico da corte.

Mas, foi uma apresentação em Leipzig que provocou a fama de Spohr da noite para o dia, tornando-o conhecido em todo o mundo de fala alemã. 

Tags:  Ludwig Spohr

Criado em 05/04/2021 - 06:50

Mais do programa