Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC apresenta peça do compositor espanhol Manuell de Falla

Programa traz peça "Noites nos Jardins de Espanha"

Concerto MEC

No AR em 09/04/2021 - 12:05

O destaque do Concerto MEC desta sexta-feira é a peça Noites nos Jardins de Espanha, do compositor espanhol Manuell de Falla.

O compositor iniciou "Noches em los jardines de España em 1911", mas, a estreia só aconteceu no dia 9 de abril de 1916, pois o compositor sempre exigia cada vez mais de si mesmo nesta obra. 

A peça tem títulos que se referem à Andaluzia, onde Manuel de Falla nasceu, e cuja música nos remete às origens árabes dessa região da Espanha.

Em 1907, de Falla mudou-se para Paris, onde conheceu Maurice Ravel, Claude Debussy e Paul Dukas, compositores que influenciaram muito seu estilo musical. 

De Falla admirava a música de Debussy, e era grato a Paul Dukas, que o ajudou na divulgação de sua ópera La Vida Breve

Na França, ele pôde conhecer também Igor Stravinsky, Flórent Schmitt e Isaac Albéniz. 

Na Espanha, Stravinsky apresentou Manuel de Falla ao empresário Sergei Diaghilev, dos Ballets Russes. Juntos empreenderam a criação do balé El Sombrero de Tres Picos, viajando pela Espanha com o coreógrafo Leonide Massine, conhecendo dançarinos espanhóis, em uma turnê por várias  cidades, como Zaragoza, Sevilha, Córdoba e Granada. 

Tudo isso para criar mais do que um balé com ambientação espanhola, mas empregando as técnicas da dança popular, ao invés do balé clássico. 

Em 1908, o rei Alfonso Treze da Espanha concedeu a Manuel de Falla uma bolsa real que lhe permitiu ficar em Paris enquanto concluía suas Quatro Peças Espanholas, que ele havia iniciado em Madri, em 1906. 

Essas quatro peças, Aragonesa, Cubana, Montañesa e Andaluza, foram publicadas em 1909, e representam uma contribuição significativa para o renascimento do nacionalismo espanhol, ao usar os modos da música folclórica do seu país. 

 Embora tenha escrito poucas obras para piano, em geral, as Quatro Peças Espanholas demonstram o desenvolvimento musical de Manuel de Falla, que atingiu, nesse trabalho, domínio técnico do piano, e maturidade como compositor. 

Concerto MEC vai ao ar de segunda a sexta, ás 12h05, na MEC FM.

Criado em 09/04/2021 - 08:08

Mais do programa