Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC apresenta músicas do guitarrista português Chris Hirst

Programa homenageia o compositor irlandês Michael William Balfe

Concerto MEC

No AR em 14/05/2021 - 12:05

O Concerto MEC desta sexta-feira (14) traz, na primeira parte do programa, a música antiga do guitarrista português Chris Hirst à frente do grupo Quatrapuntal.

Chris toca instrumentos de época, como a mandora, um alaúde do século 18, e um raro teorbo alemão, um instrumento com muito poucos originais, ou cópias modernas, sobreviventes no mundo.

O teorbo italiano original foi inventado no século 17, adaptando um alaúde baixo, e adicionando uma longa extensão ao braço para acomodar as várias cordas graves.

Desse modo, o instrumento ficou mais potente e capaz de acompanhar melhor os cantores.

O teorbo italiano foi muito popular durante o século 17 para acompanhar cantores em canções solo, em conjuntos e óperas.

No século 18, o teorbo italiano ainda era usado, mas o intérprete do alaúde Silvius Leopold Weiss fez adaptações em seu instrumento, o teorbo alemão, para usar a mesma afinação do alaúde em ré menor, mas com a potência e o volume do teorbo maior.

A segunda parte do Concerto MEC de hoje homenageia o compositor irlandês Michael William Balfe, nascido nesta data em 1808, lembrado especialmente por suas óperas. 

Após um curto período como violinista, William Balfe seguiu a carreira de cantor lírico, ao mesmo tempo em que começava a compor.              

Por mais de quarenta anos, Michael William Balfe escreveu 29 óperas, 250 canções, várias cantatas entre outras obras. 

Balfe também atuou como regente, dirigindo a Ópera Italiana no Teatro de Sua Majestade, em Londres, por sete anos.           

Uma de suas óperas mais conhecidas foi The Maid of Artois, inspirada no romance Manon Lescaut, escrita em 1836, e estreada no mesmo ano, no Teatro Drury Lane, em Londres.

Ouça a MEC FM no player

Concerto MEC vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h05, na MEC FM.

Criado em 14/05/2021 - 08:17

Mais do programa