Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC homenageia aniversário de nascimento de Sir Arthur Sullivan

Compositor inglês demonstrou desde cedo talento especial para música

Concerto MEC

No AR em 13/05/2021 - 12:05

Concerto MEC de hoje homenageia o aniversário de nascimento do compositor inglês sir arthur sullivan.

Arthur Seymour Sullivan nasceu em Londres em 13 de maio de 1842, e desde cedo demonstrou talento especial para a música. 

Seu pai era um músico de teatro, e se tornou maestro do exército, dando a Sullivan a oportunidade de tocar todos os instrumentos da banda militar, com apenas oito anos de idade. 

Sullivan ficou bastante conhecido pelo trabalho em parceria com o libretista e dramaturgo inglês William Gilbert, com quem escreveu 14 operetas. Graças a essa brilhante parceria, a dupla garantiu seu lugar na história da música. 

Os textos de William Gilbert para as óperas eram cheios de sagacidade, satirizando os símbolos do império britânico como a marinha, a polícia e a câmara dos lordes.

A música de Arthur Sullivan é cheia de melodias memoráveis, orquestrada sempre de acordo com a ocasião adequada. 

Ele trabalhou seu estilo musical misturando as tradições britânicas e europeias, elementos da música sacra vitoriana com as baladas das salas de estar, fundindo tudo isso com as óperas de Donizetti, Bellini e algumas de Verdi, gerando um grande sucesso em toda a Europa e fora dela. 

Durante sua carreira, Arthur Sullivan funcionou também como um compositor laureado não oficial, sempre chamado pela rainha Vitória para escrever músicas para ocasiões da corte. Como em 1897, quando a rainha celebrou seu Jubileu de Diamante, e destacou Sullivan para colocar melodia na letra do Hino do Jublieu. 

Concerto MEC vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h05, na MEC FM.

Tags:  Arthur Sullivan

Criado em 13/05/2021 - 08:15

Mais do programa