Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC homenageia Robert Schumann

 Pianista e crítico musical influente, ele nasceu em Zwickau, na Alemanha

Concerto MEC

No AR em 29/07/2021 - 12:05

O Concerto MEC desta quinta-feira (29) homenageia Robert Schumann. Pianista e crítico musical influente, ele nasceu em Zwickau, na Alemanha,  em 1810, e é amplamente considerado um dos maiores compositores da era romântica. 

Schumann escreveu quatro sinfonias, e desde a criação da primeira delas, a Opus 38, chamada de Primavera, o compositor demonstrava certo interesse em criar suas obras com um tema específico, a música de programa.O pianista porém não queria sugestionar o ouvinte com um título ou um tema, e assim restringir a escuta da obra. 

O que ele queria mesmo era traduzir os sentimentos e ficar menos focado em imagens ou narrativas que pudessem ser construídas pelos ouvintes. Assim o título Renana, de sua Sinfonia número 3, é menos um rio ou uma catedral, e mais uma emoção vivenciada ao se visualizar ambas as coisas.               

Embora Schumann fizesse restrições ao uso de narrativas extra-musicais, para não influenciar os ouvintes, ele às vezes tentou unir as ideias literárias com as musicais. 

Isso aconteceu na obra para piano Papillons, (Borboletas) opus 2, de 1832, compondo sua primeira música de programa, com cerca de 20 anos, ao retratar os eventos do romance Flegeljahre, do escritor alemão Jean Paul. 

Ouça a MEC FM no player abaixo:

Concerto MEC vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h05, na MEC FM.

Tags:  Robert Schumann

Criado em 29/07/2021 - 08:47

Mais do programa