Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC homenageia o compositor italiano Baldassare Galuppi

Ouça o programa, desta segunda-feira (18), na MEC FM

Concerto MEC

No AR em 18/10/2021 - 12:05

O Concerto MEC destaca o nascimento do compositor italiano Baldassare Galuppi, em 18 de outubro de 1706, perto de Veneza, na ilha de Burano.                                            

Apelidado de Il Buranello, por causa do seu lugar de nascimento, a cidade de Burano, Baldassare Galuppi ficou conhecido em sua época pelas óperas bufas que escreveu.                     

Mas além de compor óperas, Galuppi também deixou obras religiosas e instrumentais, como as sonatas para teclado pelas quais o compositor era reconhecido e admirado em sua época.            

Os concertos a quatro experimentais, de Galuppi foram peças de câmara inovadoras, e que prenunciavam o desenvolvimento do quarteto de cordas. 

Mas, o Dicionário Grove’s apresenta outras composições instrumentais de Galuppi, como sinfonias, aberturas, trios e quartetos de cordas e concertos para instrumentos solo e orquestra de cordas. 

Um desses é o Concerto para Flauta em ré menor, gravado por James Galway e pela Orquestra de Câmara I Solisti Vêneti, sob a regência de Claudio Scimone. 

 O programa de hoje homenageia também o compositor francês Charles Gounod, que morreu na data de hoje em 1893, em Saint-Cloud. 

O início da carreira de Gounod se deu através do Prêmio de Roma, uma bolsa de estudos na Itália, oferecida a jovens compositores. 

Ao regressar à França, Gounod conheceu duas mulheres que influenciaram muito sua carreira musical. 

Uma foi a cantora Pauline Viardot, que apresentou o mundo da ópera a Gounod, e a outra foi Fanny Hensel, irmã de Mendelssohn, que mostrou ao compositor a música de Bach, até então, pouco conhecida. 

Gounodo escreveu várias óperas de sucesso, entre elas as mais conhecidas são Romeu e Julieta, Mireille e Fausto, composta em 1859. 

Ouça a MEC FM no player.

Criado em 18/10/2021 - 09:20

Mais do programa