Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC homenageia o maestro e flautista alemão Kurt Rêdel

Ouça o programa, desta sexta-feira (08), na MEC FM.

Concerto MEC

No AR em 08/10/2021 - 12:05

O Concerto MEC homenageia o maestro e flautista alemão Kurt Rêdel, nascido na data de hoje em 1918. 

Kurt Redel estudou flauta, violino, piano, composição, orquestração, além de História da Música e Regência, no Conservatório de Breslau, na Alemanha, onde nasceu, lugar que desde 1945 pertence à Polônia. 

Vencedor dos Concursos Internacionais de flauta em Viena e Genebra, Kurt Redel, aos 21 anos, foi nomeado professor do Mozarteum de Salzburgo, e em 1939 Redel tornou-se membro do Mozarteum. Em 1941 juntou-se à orquestra da Ópera Estatal da Baviera, em Munique.

Posteriormente, Redel foi chamado para dar aulas na cidade de Detmold, na Academia de Música do Noroeste da Alemanha, que acabara de abrir, e onde lecionou de 1946 a 1953. 

Em 1953, Kurt Redel formou a célebre Orquestra Pro Arte de Munique, fazendo muitas turnês pelo mundo, e realizado numerosas gravações. 

A primeira gravação com a Orquestra Pro Arte de Munique deu a Redel o Grand Prix da prestigiada Academia Charles Cros, em Paris. 

Ao longo da carreira, Redel se apresentou regularmente como regente convidado de muitas das principais orquestras europeias, e se apresentou em alguns dos festivais mais importantes da Europa. 

Uma das Orquestras de que participou como regente convidado foi a Orquestra de Câmara Gulbekian da Fundação de mesmo nome, fundada em Lisboa, em 1962, e que inicialmente possuía apenas doze músicos. 

Ouça a MEC FM no player.

Tags:  Kurt Rêdel

Criado em 08/10/2021 - 09:22

Mais do programa