Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça obras de Jean-Baptiste Lully e Ferdinand Ries no Concerto MEC

Os dois grandes compositores e instrumentistas nasceram no mesmo dia - 28 de novembro.

Concerto MEC

No AR em 30/11/2021 - 12:05

O Concerto MEC desta terça-feira (30) celebra o dia 28 de novembro, dia em que dois grandes compositores e instrumentistas vieram ao mundo: Jean-Baptiste Lully, que nasceu em 28 de novembro de 1632, e Ferdinand Ries, nascido no mesmo dia, só que do ano de 1784. 

O programa vai ao ar nesta terça, às 12h05. Clique no player abaixo e ouça ao vivo:

E o programa começa com Jean-Baptiste Lully, compositor nascido na Itália, em 1632, como Giovanni Battista Lulli. Ele se naturalizou francês e passou a maior parte da vida trabalhando na corte do rei Luís XIV, da França. Lully foi compositor, instrumentista e dançarino e é considerado um mestre do barroco francês.

A influência da música de Lully produziu uma revolução no estilo das danças da própria corte: no lugar dos movimentos lentos e imponentes que prevaleciam até então, Lully introduziu balés animados de ritmo rápido, muitas vezes baseados em tipos de dança conhecidos como gavotas, minuetos, rigaudons e sarabandas.

Outro homenageado é o compositor e pianista alemão Ferdinand Ries, nascido em Bonn, em novembro de 1784, e que foi amigo, aluno e secretário de Beethoven. Ries compôs oito sinfonias, um concerto para violino, nove concertos para piano, três óperas e 26 quartetos de cordas.

Em 1838, Ries publicou, junto com Franz Wegeler, uma coleção de lembranças de seu professor, Ludwig van Beethoven. 

Muitas obras de Ferdinand Ries exibem um estilo influenciado pelo mestre Beethoven. Seu trabalho se situa entre o período clássico e o inicio do romântico.

 

Criado em 30/11/2021 - 10:51

Mais do programa