O programa desta terça-feira (7) apresenta dois destaques: o nascimento do compositor italiano Pietro Mascagni em Livorno, no dia 7 de dezembro de 1863, e a estreia do Poema Sinfônico Phaeton, de Camille Saint-Saens, em Paris em 1873.
Iniciamos com Pietro Mascagni, autor de quinze óperas, uma opereta e várias obras orquestrais e vocais.
Mascagni obteve muito sucesso em vida, tanto como compositor e maestro de sua própria música, criando uma variedade de estilos em suas óperas, como também regendo obras de outros compositores,.
A obra-prima de Mascagni, a Cavalleria rusticana, foi escrita em 1890, e causou uma das maiores sensações da história da ópera, e foi a obra responsável pelo surgimento do Verismo, Realismo, em italiano, um gênero operístico que trazia temas da vida real para o teatro.
Mascagni compôs a Cavalleria Rusticana, em apenas dois meses, para um concurso de uma editora de música, para óperas inéditas.
A Cavalleria Rusticana se classificou entre as três primeiras e ganhou uma montagem da ópera custeada pela editora.
A segunda parte do Concerto MEC destaca o poema sinfônico Phaeton, opus 39, de Camille Saint-Saens, que estreou em 7 de dezembro de 1873, no Theatre du Chatelet, em Paris.
Saint-Saens se inspirou na história mitológica de Phaeton, herói grego, que teve um destino fatal provocado por seu orgulho e arrogância.
Alternando os metais, as cordas e os sopros da orquestra, a música de Saint-Saens vai descrevendo, aos poucos, o drama do personagem Phaeton.
Camille Saint-Saens passou toda a década de 1870, escrevendo óperas, concertos e retomando na França o Poema Sinfônico, gênero criado em seu país por Berlioz.
Durante esse período, Saint-Saens conseguiu prestígio através de obras como o Concerto número 4 em dó menor para Piano e Orquestra, opus 44, composto em 1875, e estreado no mesmo ano, com o compositor ao piano, no Theatre du Chatelet em Paris.
Na busca de um estilo sóbrio e elegante, Saint-Saens conseguiu encontrar no Concerto número 4 o equilíbrio entre a força de Liszt e a suavidade de Chopin.
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