Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC homenageia Trevor Pinnock e Camille Saint-Saen

Trevor Pinnock faz 75 anos nesta quinta-feira (16). O programa também registra os 100 anos da morte do compositor francês Saint-Saen

Concerto MEC

No AR em 16/12/2021 - 12:05

O programa desta quinta-feira (16) homenageia o maestro e cravista inglês Trevor Pinnock, nascido em 16 de dezembro de 1946, e que completa hoje 75 anos de idade. O programa também registra os 100 anos da morte do compositor, organista, pianista e maestro francês Camille Saint-Saens, falecido em Argel, em 16 de dezembro de 1921. 

Trevor Pinnock estudou no Royal College of Music de Londres  e de 1991 a 1996, foi o diretor artístico da Orquestra do Centro de Artes do Canadá, e fundou também a orquestra The Classical Band em Nova York.

Pinnock ficou conhecido por fundar, em 1972, a orquestra barroca The English Concert, conjunto que dirigiu por 30 anos, especializado em interpretação com instrumentos de época.

Centenário da morte de Camille Saint-Saens

Entre as obras mais conhecidas de Camille Saint-Saens, estão a Introdução e Rondó Caprichoso, de 1863, e o Carnaval dos Animais, composição de 1886.

Saint-Saens escreveu O Carnaval dos Animais, quando passava férias, em uma pequena aldeia na Áustria, após uma turnê sem muito sucesso pela Alemanha, em 1886.

 Com essa composição, o músico queria criticar o cenário musical de Paris, no fim do século XIX e não permitiu que a obra fosse publicada durante sua vida. Saint-Saens estava receoso de que O Carnaval dos Animais arruinasse sua reputação de compositor sério.  

Repleta de referências a outros compositores como Offenbach e Berlioz, a obra Carnaval dos Animais só foi publicada após a morte do compositor, há cem anos, em 16 de dezembro de 1921.

Saint-Saens dedicou a Introdução e Rondó Caprichoso para o violinista espanhol Pablo de Sarasate, a quem Saint-Saens admirava muito. A peça foi composta, originalmente, para ser o grande final do seu primeiro Concerto para Violino. 

Escrita em 1863, a Introdução e Rondó Caprichoso, de Saint-Saens, estreou em 1867, com Sarasate ao violino à frente da orquestra regida por Camille Saint-Saens. 

Criado em 16/12/2021 - 08:25

Mais do programa