Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na pauta do Concerto MEC, as óperas de Cesar Franck e Boieldieu

Compositores estrearam sinfonias de sucesso em 10 de dezembro do século XIX

Concerto MEC

No AR em 10/12/2021 - 12:05

O Concerto MEC desta sexta-feira (10) destaca o nascimento do compositor Cesar Franck, em 10 de dezembro de 1822 em Liege, na Bélgica. A data também resgata a estreia da ópera La Dame Blanche, de François-Adrien Boieldieu, em 10 de dezembro de 1825, em Paris.

O compositor César Franck foi também pianista, organista e professor, e realizou seus primeiros concertos em Liège, na Bélgica, em 1834, onde nasceu. No ano seguinte, César Franck mudou-se para Paris, casou-se e iniciou a carreira de professor e organista. Franck ficou famoso como grande improvisador, demonstrando os novos órgãos construídos por Aristide Cavaillé-Coll. 

O músico ficou conhecido, principalmente, pela Sinfonia em Ré Menor, pelo Prelúdio, Coral e Fuga e também pelas Variações Sinfônicas para Piano e Orquestra. Contudo, o seu repertório guarda o pouco conhecido Concerto Nº 2 para Piano e Orquestra, em si menor, opus 11. Essa é uma peça da juventude do compositor e apresenta melodias cativantes. Por isso, foi escolhida pelo programa para homenagear o compositor belga, nascido nesta data, em 1822.

Estreia da ópera La Dame Blanche

O programa de hoje também homenageia o compositor François-Adrien Boieldieu, que estreou sua ópera La Dame Blanche, em Paris, no dia 10 de dezembro de 1825. La Dame Blanche foi um grande sucesso e se tornou peça obrigatória do repertório operístico do século XIX, na França e na Alemanha. 

Em 1862, a ópera La Dame Blanche, de Boieldieu, conseguiu,  em menos de quarenta anos,  a marca de mais de mil representações. 

Outra ópera famosa do francês Boieldieu, O Califa de Bagdá, estreou em Paris, em 1800, sendo o primeiro sucesso do compositor. Os temas orientais estavam na moda nas óperas do século XIX e a Abertura de O Califa de Bagdá, de Boieldieu, aproveita o colorido da música do oriente, com destaque para o uso da percussão. 

O Concerto FM vai ao ar de segunda a sexta-feira às 12h05 pela MEC FM. 

Criado em 10/12/2021 - 09:27

Mais do programa