Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC homenageia nascimento de Telemann

Estilo inconfundível

Concerto MEC

No AR em 14/03/2022 - 12:05

O programa desta segunda-feira (14) destaca a obra do compositor alemão Georg Philip Telemann, nascido em Magdeburgo, no dia 14 de março de 1681. Telemann compôs em todas as formas musicais da época, e seu estilo de compor era inconfundível pelo seu modo espontâneo de criação.

A Abertura, ou suíte orquestral, foi um gênero musical que Telemann usou com muita frequência, como esta peça que ouviremos agora.

Telemann viu sua carreira musical se confirmar na Universidade de Leipzig onde estudava línguas e ciências, como sua família desejava. Ele era um músico notável pois, em pouco tempo, fundou o Collegium Musicum, um grupo com o qual se apresentava em público em Leipzig.

O senso de humor e a personalidade agradável de Telemann contribuíram para que o compositor conseguisse cargos importantes na Corte e na Igreja, e se tornasse, em pouco tempo, o músico mais famoso da Alemanha.

Telemann admirava o compositor francês Jean-Baptiste Lully, e inspirado em suas Suítes Orquestrais, ajudou a divulgar esse gênero musical na Alemanha. Assim, ele compôs a Suíte Bourlesque de Quixote, baseada no personagem Dom Quixote, de Miguel de Cervantes.

Criado em 14/03/2022 - 10:05

Mais do programa