Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça o Festival Oito Pontes no Concertos Deutsche Welle

Programa traz a edição mais recente deste festival, com uma estreia mundial de York Höller e obras de Richard Wagner

Concertos Deutsche Welle

No AR em 22/12/2018 - 17:00

O Concertos Deutsche Welle deste sábado (22) traz a edição mais recente do Festival Oito Pontes, em Colônia, que neste ano homenageou um dos grandes compositores do século XX: Bernd Alois Zimmermann. Nesta primeira parte, entretanto, o Festival apresentou obras de Richard Wagner e uma estreia mundial do compositor York Höller.

Concertos, exposições, oficinas e eventos especiais para crianças compõem este festival, que também comissiona novas músicas. A estreia deste ano ficou por conta do compositor alemão de 74 anos York Höller e o seu “Concerto para viola”. Esta peça é constituída de uma melodia de 30 notas, elaboradas de acordo com uma certa lógica e dividida em cinco segmentos (cada segmento possui uma harmonia diferente). Porém, apesar de uma estrutura bem diferenciada, este concerto também está repleto de sentimentos. Enquanto Höller escrevia a peça, ficou sabendo da morte de seu grande amigo Pierre Boulez. Ele, então, resolveu escrever este concerto inspirado em um melancólico poema intitulado “O violino do outono”, do simbolista francês Paul Verlaine

Além desta estreia mundial, a Orquestra Gürzenich de Colônia, sob a regência de François-Xavier Roth, apresentou algumas das composições mais famosas do alemão Richard Wagner. 

Confira no Concertos Deutsche Welle, que vai ao ar neste sábado, às 17h, na MEC FM.

Criado em 21/12/2018 - 12:27

Mais do programa