Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a vida musical da juventude de Beethoven, no Concertos Deutsche Welle

Programa traz mais um pouco da edição do Beethovenfest, em Bonn, que focou no tipo de música que cercava o jovem Ludwig van Beethoven

Concertos Deutsche Welle

No AR em 10/08/2019 - 17:00

No Concertos Deutsche Welle deste sábado (10) confira um pouco mais da edição do Beethovenfest em Bonn, que focou no tipo de música que cercava o jovem Ludwig van Beethoven.

Ouça no player acima.

“Ludwig van Beethoven: Feito na Renânia” é o tema central deste evento que ocorreu em setembro de 2018, durante o Beethovenfest, na cidade natal do compositor, em Bonn. Beethoven foi a estrela do concerto, mas sabemos que esta estrela não caiu do céu. Tanto seu pai quanto seu avô eram músicos, ele tinha a melhor tutela musical possível na sua cidade de Bonn, e podia ouvir as últimas tendências musicais de toda a Europa e tocá-las na pequena orquestra de que participava.

No programa de concerto, o público pôde conferir um quinteto com piano do compositor Giardini, uma composição bela, porém bem simples e sem muitas surpresas, aparentemente feita para ser apresentada por amadores. Essas são características bem diferentes do que encontramos em Beethoven, principalmente em sua fase mais madura. Mas certamente foi algo que ele teria tocado durante a sua infância em Bonn.

Outra obra de destaque no evento foi a de Christian Gottlob Neefe. Neefe foi um compositor impressionante e um dos mais influentes de seu tempo, embora, ao longo dos séculos, ele tenha se tornado apenas uma nota de rodapé na história da música, lembrado apenas por ter sido o professor de Ludwig van Beethoven. No programa, você vai poder conferir uma de suas principais obras, e uma das que mais agradaram o público no Beethovenfest: as variações sobra a Marcha dos Sacerdotes da Flauta Mágica de Mozart.

Confira mais no Concertos Deutsche Welle. Sábado, às 17h, na MEC FM.

Criado em 08/08/2019 - 15:08 - Episódio Concertos Deutsche Welle 10-08-2019

Mais do programa