Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira os 50 anos da Orquestra Jovem Nacional da Alemanha

Programa traz o concerto comemorativo da orquestra, com obra de Richard Strauss

Concertos Deutsche Welle

No AR em 26/10/2019 - 17:00

O Concertos Deutsche Welle deste sábado (26) segue com o concerto que celebrou o 50º aniversário da Orquestra Jovem Nacional da Alemanha. De uma apresentação que contou com um total de 105 membros da orquestra e mais 70 ex-integrantes, vamos ouvir a grandiosa "Sinfonia Alpina" de Richard Strauss. 

Ouça no player acima.

No último programa, a música central apresentada pela Orquestra Jovem da Alemanha foi do compositor francês Edgar Varèse. O interessante é que Strauss e Varèse se conheciam. Apesar dos estilos serem bem diferentes, observam-se trechos da tempestade na Sinfonia Alpina, de Strauss, que lembram algumas passagens da obra “Amerique”, de Varèse.  

Em sua Sinfonia Alpina, Richard Strauss traduziu os extremos da natureza em música: cachoeiras, nevoeiro, tempestade e pôr do sol. E, ao descrever as aspirações dos jovens músicos da orquestra da Alemanha, o simbolismo é claro: eles também estão ansiosos por conquistar novos mundos e subir ao cume. A Sinfonia Alpina, de Richard Strauss, é apresentada pela Orquestra Jovem da Alemanha, sob a regência de Ingo Metzmacher.

O Concertos Deutsche Welle vai ao ar neste sábado, às 17h, na MEC FM.

Criado em 25/10/2019 - 09:41

Mais do programa