Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Festival de Quarteto de Cordas, de Heidelberg, no Concertos Deutsche Welle.

Programa traz a edição mais recente do festival, com interpretações de obras de Haydn e Mozart.

Concertos Deutsche Welle

No AR em 07/12/2019 - 17:00

Em uma cidade não muito grande e em um local que não chega a ser necessariamente uma sala de concertos, durante quatro dias, o público, uma vez ao ano, se deleita ao som de quartetos de cordas. São até seis apresentações por dia, workshops e conversas com os músicos. Essa cidade se chama Heidelberg, local onde ocorre o tradicional Festival de Quarteto de Cordas, que você poderá conferir no Concertos Deutsche Welle deste sabado (07).

O termo “quarteto de cordas” pode se referir ao gênero, mas também ao conjunto, e existem centenas deles. Durante o evento, o instrumentista Oliver Wille perguntou para a plateia quantos ali tocavam em quarteto de cordas. E praticamente dois terços das pessoas levantaram as mãos, sendo que quase ninguém era músico profissional. Até os organizadores ficaram surpresos. Como explicar isso? De todas as cidades da Alemanha, Heidelberg tem a maior concentração de professores e pessoas com doutorado, e muitas vêm de famílias com a tradição de fazer música em casa. Isso também explica o sucesso do outro festival em Heidelberg - Heidelberg Spring, o irmão mais velho deste festival de quartetos de cordas.

O festival de quarteto de cordas de Heidelberg destaca alguns quartetos bastante jovens. Nesta edição mais recente, que ocorreu em janeiro de 2019, dois grupos são da Espanha: o Quarteto Cosmos e o Dalia. Havia também dois conjuntos jovens da Alemanha: os quartetos Esme e Aris, e um da Holanda, o Dudok. Eles interpretaram obras de dois compositores que se destacaram no estilo: Haydn e Mozart.

O Concertos Deutsche Welle vai ao ar neste sábado, às 17h, na MEC FM.

Criado em 07/12/2019 - 11:09 - Episódio Concertos Deutsche Welle 07-12-19

Mais do programa