Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Festival Oito Pontes, de Colônia, traz a grandiosa Sinfonia número 2, de Rachmaninoff

Confira a apresentação da Orquestra Sinfônica da Rádio do Sudoeste Alemão, sob a regência de Teodor Currentzis, durante a edição de 2019 do Festival Oito Pontes.

Concertos Deutsche Welle

No AR em 16/05/2020 - 17:00

Neste sábado (16) confira mais um Concertos Deutsche Welle, a emissora pública internacional da Alemanha. O programa traz um pouco mais da edição mais recente do ACHT BRÜCKEN, Musik für Köln (Festival Oito Pontes, de Colônia). Nesta edição, o destaque será para a Sinfonia número 2, de Rachmaninoff. 

A Segunda Sinfonia de Rachmaninoff é conhecida por suas sombrias e melancólicas melodias e um certo poder que parece surgir das profundezas do solo russo. Por essa razão, ela é muitas vezes interpretada com forte intensidade emocional, o que é muito comum em vários os outros trabalhos de Rachmaninoff. O maestro deste programa Teodor Currentzis, porém, não pretende se prender somente a este aspecto. Nos ensaios, ele meticulosamente reuniu todos os elementos musicais da obra, da introdução sombria ao belo movimento final. Para ele, intervalos e arcos melódicos precisam estar perfeitamente claros, pois somente assim a música poderá se comunicar perfeitamente. Para isso, ele espera uma dedicação completa de todos os instrumentistas e descreve o produto final como "ondas de intensidade" que fluem por toda a orquestra, passando pelo maestro, até chegar ao público. 

Ainda segundo Currentzis, é somente nessa intensidade e precisão de comunicação que é possível evitar a superficialidade e os clichês musicais e descobrir o que realmente diferencia essa música de Rachmaninoff: linhas melódicas que nunca parecem terminar e passagens selvagens que às vezes seguem uma ordem meticulosa. Currentzis e a Orquestra Sinfônica da Rádio do Sudoeste alemão se apresentaram no Festival Oito Pontes de Colônia (Alemanha) em 5 de maio de 2019.

O Concertos Deutsche Welle vai ao ar neste sábado, às 17h, na MEC FM.
 

Criado em 15/05/2020 - 15:11

Mais do programa