Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira concerto com violinista Ray Chen e Orquestra Sinfônica da WDR

No programa, obras de Brahms, Strauss e Wieniawski

Concertos Deutsche Welle

No AR em 01/08/2020 - 18:00

Neste sábado (01), confira mais um Concertos Deutsche Welle, da emissora pública internacional da Alemanha. O programa traz a apresentação realizada em janeiro de 2020, com a Orquestra Sinfônica da WDR de Colônia e o seu novo maestro Cristian Macelaru, que interpretam músicas de Wieniawski, Brahms e Richard Strauss, com participação do violinista Ray Chen.

Fundada em 1947, a Orquestra Sinfônica da Rádio da Alemanha Ocidental – também conhecida por sua sigla alemã WDR - sempre foi campeã em estreias mundiais. Mas o que o seu novo maestro, Christian Macelaru, mais admira no grupo é a sua capacidade de fazer qualquer música parecer nova.

Christian Macelaru estudou violino e regência nos Estados Unidos e estreou no Carnegie Hall aos 19 anos, se tornando o mais jovem maestro da história da Sinfonia de Miami. Neste programa, realizado em janeiro de 2020, ele compartilha suas experiências com o jovem e promissor violinista Ray Chen em uma obra de Henryk Wieniawski. 

Nascido em 1989, o violinista australiano-taiwanês Ray Chen começou na música bem cedo, estudando no Instituto Curtis, na Filadélfia, aos 15 anos. Atualmente, ele é muito ativo nas mídias sociais, convencido de que os artistas precisam ir para onde o público está. Em sua primeira apresentação com a Orquestra Sinfônica da Rádio da Alemanha Ocidental, ele interpreta uma peça de um compositor-violinista que escreveu muitos sucessos do século XIX: Henryk Wieniawski. O seu primeiro concerto para violino, entretanto, levou cerca de cem anos para chegar ao grande público - e por uma simples razão: era muito difícil tocar. Bem, não para Ray Chen. O maestro Cristian Macelaru diz que considera Wieniawski o Chopin do violino e o jovem Ray Chen emocionou o público com uma sonoridade impecável.

O Concertos Deutsche Welle vai ao ar neste sábado, às 18h, na MEC FM.

Criado em 29/07/2020 - 16:25

Mais do programa