Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira o Universo Musical da juventude de Beethoven

Programa traz mais uma edição do Beethovenfest, que apresentou obras que Beethoven ouvia durante a sua juventude

Concertos Deutsche Welle

No AR em 25/07/2020 - 18:00

Neste sábado (25), confira mais um Concertos Deutsche Welle, a emissora pública internacional da Alemanha. O programa segue com a apresentação realizada em 25 de setembro de 2019, no Beethovenfest, que trouxe um repertorio dedicado ao universo musical da juventude de Beethoven

Se você já quis saber qual era a música com a qual o jovem Ludwig van Beethoven cresceu e amadureceu, você poderá ter uma ideia no repertório deste programa. Um compositor muito importante deste período foi Andreas Romberg, que pode ser considerado um dos primeiros concorrentes de Beethoven. Durante a sua juventude, o seu colega Romberg já havia escrito cinco sinfonias, sete concertos para violino, uma missa e inúmeras peças de grande porte, ao passo que Beethoven não havia composto obras tão significativas. Isso certamente motivou o jovem Ludwig a se dedicar mais. Talvez por inspiração ao colega mais experiente, ou até mesmo por uma certa rivalidade. O certo é que há muitos traços musicais semelhantes nas obras dos dois.

Considere este programa como uma visita a Bonn na época do jovem Ludwig van Beethoven, sendo o Beethovenfest uma espécie de máquina do tempo. Bonn era uma cidade completamente musical, e isso se deve muito ao compositor Christian Gottlob Neefe. Ele era o organista da corte local - e um dos professores de Beethoven. Quando menino, Ludwig costumava substituir seu professor no órgão - inicialmente sem remuneração. Com 13 anos, passou a trabalhar profissionalmente na posição oficial de Organizador do Tribunal. Uma função de bastante prestígio para um jovem músico. Aos 15 anos, Beethoven chegou a viajar para Viena para estudar com Mozart, mas essa aula acabou não ocorrendo. A estada de Beethoven em Viena foi interrompida pela doença e morte de sua mãe, em 1787. Após o incidente, seu pai passou a abusar do álcool e o jovem Ludwig, de 16 anos, teve que cuidar de si e de seus dois irmãos mais novos. Em 1789, aos 19 anos, ele foi apresentado como violista à Orquestra da Corte de Bonn. 

E entre os diversos compositores em voga na época da infância e juventude de Beethoven está o italiano de Bolonha chamado Vincenzo Righini e, é claro, o austríaco Wolfgang Amadeus Mozart.

Confira obras destes grandes nomes da música clássica no Concertos Deutsche Welle. Sábado, às 18h, na MEC FM.

Tags:  Beethoven

Criado em 24/07/2020 - 15:36

Mais do programa