Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Festival Schwetzingen traz obras de Knecht, Holzbauer e Ludwig van Beethoven

Concertos Deutsche Welle traz a edição mais recente do festival, que ocorreu em outubro de 2020

Concertos Deutsche Welle

No AR em 06/03/2021 - 17:00

O Concertos Deutsche Welle deste sábado (6) segue com os melhores momentos do Festival Schwetzingen, que ocorreu em outubro de 2020 e trouxe obras de Justin Heinrich Knecht, Ignaz Jakob Holzbauer e Ludwig van Beethoven. 

O tema deste festival girou em torno de Beethoven e os compositores que, de alguma forma, o influenciaram em sua jornada. O programa entrou em um clima de tempestade com a famosa Sinfonia Pastoral de Beethoven, além de obras que remetem a essa mesma temática, escritas por Justin Heinrich Knecht e Ignaz Jakob Holzbauer. 

Quem era Holzbauer

Holzbauer foi um herói local no Festival de Schwetzingen. Ele era o líder da melhor orquestra do mundo na época de Beethoven e, com a sua Orquestra da Corte de Mannheim, ele se apresentava frequentemente no Palácio de Schwetzingen. A sua “Sinfonia da tempestade”, feita especialmente para esta orquestra, é totalmente no estilo da Escola de Mannheim, que estabeleceu o padrão para tudo que estava por vir, incluindo o classicismo vienense. 

As duas obras que serão apresentadas no programa, de Beethoven e Knecht, narram, basicamente, a mesma história. Quando Beethoven era adolescente, Justin Heinrich Knecht escreveu uma sinfonia que conta uma história quase idêntica à da sua Pastoral.

"Beethoven sabia disso, e não pode ser coincidência que ele tenha usado o mesmo programa da obra de Knecht. O início da tempestade, a inquietação, o medo. E então, quando acaba, o alívio e a gratidão aos deuses: é a mesma série de eventos da Pastoral de Beethoven. Acho que a sinfonia de Knecht é um golpe de gênio.", disse o concertino da Academia de Música Antiga de Berlim, Bernhard Forck.


Mesmo narrando uma história quase idêntica, cada compositor apresentou elementos muito particulares em suas composições. E você poderá ouvir as duas obras nesta edição do programa.

O Concertos Deutsche Welle vai ao ar todo sábado, às 17h, na MEC FM.

Tags:  Beethoven

Criado em 06/03/2021 - 11:59

Mais do programa