No Conversa com o Autor desta semana a jornalista Katy Navarro recebe Geraldo Mainenti, responsável pela organização e coordenação da coleção “Crônicas Eternas do Futebol”. No livro, craques das letras contam a história do futebol brasileiro em crônicas eternas.
A crônica esportiva tornou-se um gênero literário próprio no Brasil principalmente por causa do futebol. Nascida na imprensa da Belle Époque carioca, a crônica mexe com gosto e paixão, sonhos e ilusões sem fronteiras. O gênero foi capaz de transformar uma partida de futebol em um espetáculo imortal. A crônica esportiva ocupa espaço em páginas, seções de jornais e revistas além de entrar pelas ondas do rádio, nos programas de TV, nas redes sociais e no mundo virtual. O livro reúne crônicas de grandes mestres do campo e dos bastidores do futebol como Mário Filho, que dá nome ao Maracanã, João Saldanha, Armando Nogueira, Tostão, Juca Kfouri, José Trajano, Ruy Carlos Ostermann, Mauro Beting, Marcos de Castro, Alberto Helena Jr, Marcelo Barreto e João Máximo. São nomes que fazem parte da história do futebol brasileiro como profissionais e autores ou leitores. A obra é um projeto especial do coletivo internacional de editores “A Ponte Invisível” e tem parceria com o Museu da Pelada. Geraldo Mainenti é Mestre em Comunicação Social, pela PUC-Rio; graduado em Jornalismo, pela ECO-UFRJ, e em Direito, pela Facha; e pós-graduado em Docência do Ensino Superior, pela UCam.
Geraldo Mainenti é professor convidado do curso de pós-graduação em Jornalismo Esportivo da Uerj e de extensão da Associação de Cronistas Esportivos, a Acerj. Escritor e jornalista, há 50 anos, trabalhou nos principais veículos de comunicação do eixo Rio São Paulo. As capas que são do caricaturista Lula Palomanes e os livros têm tradução para o espanhol, o inglês e o francês. Geraldo Mainenti destaca que o objetivo é levar a crônica brasileira para o mundo.