O Conversa com o Autor deste domingo (11) entrevista Nina Rizzi.
Nina Rizzi é escritora, tradutora, pesquisadora, professora, editora e curadora, com vasta experiência nas áreas de Tradução, Literatura Comparada, Artes, História e Educação. É Professora de Poesia na Universidade de Fortaleza. Tem poemas, ensaios e traduções publicados em diversas revistas, jornais, suplementos e antologias. Entre as publicações autorais estão “Elza: A voz do milênio”; “A melhor mãe do mundo”; “A poema: caminho para alcançar a própria e tantas outras” (ensaio); “Caderno Goiabada de prosa e poesia”; “Sereia no copo d'água” (poesia); “Quando vieres ver um banzo cor de fogo”; “Geografia dos ossos”; “A Duração do Deserto” (poesia); “Tambores pra n’zinga” (poesia).Veja a entrevista com a Nina abaixo:
O mais recente livro é “É diáspora não é lar”. Nesta obra a autora rememora no eu lírico de seus poemas episódios de racismo sofridos na infância, juventude e vida adulta: do ambiente escolar às casas-grandes em que a mãe trabalhava, até a culpa preconcebida que se recai sobre os corpos negros.
No programa Conversa com o Autor, Nina Rizzi fala da importância da sua obra infantil e destaca o livro “A melhor mãe do mundo” (infantil, ilustrações de Veridiana Scarpelli) Companhia das Letrinhas, 2022 - Agraciado com o selo Distinção Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio, o Selo Caminhos de Leitura Brasil e um dos 30 melhores livros infantis de 2023 segundo a Revista Crescer. Nesta semana que do Dia das Mães, Nina Rizzi comenta sobre a força da maternidade no imaginário das crianças e como é fundamental que mães leiam para seus filhos ou que os pais tenham tempo para contar histórias. Nina Rizzi fala também de outras obras de poesia e o mais recente livro “É diáspora não é lar”, em que aborda questões de racismo. Em uma conversa franca e direta com a jornalista Katy Navarro, Nina Rizzi nos comove com suas lembranças, afetos e amor aos livros.