O Conversa com o Autor deste domigo (22) traz a literatura e o olhar de Luiz Rufino.
O escritor e professor Luiz Rufino é carioca, nascido no subúrbio da cidade. Filho de pai e mãe cearenses, é pedagogo, doutor em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com pós-doutorado em Relações Étnico-raciais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET).
Luiz tem nove livros publicados, três em parceria com o historiador Luis Antonio Simas: Histórias e saberes de jongueiros (2018), Fogo no mato: A ciência encantada das macumbas (2018), Flecha no tempo (2019), Pedagogia das encruzilhadas (2019), Encantamento sobre política de vida (2020) e Vence-demanda: Educação e descolonização (2021).
Seu livro mais recente é “Cazuá: onde o encanto faz morada”. No programa Conversa com o Autor, Luiz Rufino fala à jornalista Katy Navarro sobre os ensaios que compõem o livro e que apresentam um Brasil muito diferente do que é mostrado nos livros de História. O autor explica o título que tem na palavra cazuá o lugar de casa, onde a vida se aconchega como espanto, festa, mistério e devoção. Luiz Delfino destaca que cada ensaio mostra uma história diferente e também com observações diversas de personagens que existem na vida real e que foram pinçados pelo autor para o livro em descrições que apontam o cotidiano e os sentimentos mais simples dos brasileiros.