A semana é da garotada neste mês de outubro e no dia 12 de outubro, o Conversa com o Autor apresenta uma escritora que se orgulha de ter lançado o primeiro livro infantil com uma história que cativa pela força da personagem e a representatividade para outras crianças. Estamos falando de Taís Espírito Santo que é escritora, assessora literária, gestora, professora de escrita criativa e roteirista.
Participou da coletânea “Olhos de Azeviche: dez escritoras negras que estão renovando a literatura brasileira”, da Editora Malê em 2017. Quatro anos depois, ela lança “Ashanti, nossa pretinha”, um livro infantil que narra a história de Ashanti.
Assista, no player abaixo, o bate-papo na íntegra:
Taís conta para a jornalista Katy Navarro, sobre a personagem do livro que é uma menina negra muito esperada na família. O livro é uma celebração do amor e da ancestralidade dentro de uma família negra, com foco em um pai presente e atencioso. A obra é uma homenagem ao pai da autora e a todos os pais que participam ativamente da vida de seus filhos. Além disso, a obra busca suprir a necessidade de representatividade de famílias negras em histórias infantis, mostrando que elas também são repletas de amor e afeto. Taís acredita que é uma leitura que as crianças podem levar com identificação e a possibilidade de se sentirem amadas e representadas no mundo.
Taís Espírito Santo é Conselheira do Instituto As Josefinas, além de ministrar oficinas de escrita criativa para mulheres, população quilombola e LGBTQIAPN+. Ela é atuante também como professora de escrita na ONG Ser Cidadão e criou a produtora Òrun Aiyé, de pretos e para pretos, agraciada pelo Prêmio Ubuntu Origens.