Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Como vencer os desafios da quimioterapia oral?

Especialista explica os tipos existentes do tratamento contra o câncer

A médica oncologista Mariana Laloni, explica que o quimioterápico oral é uma droga que interrompe ou altera o ciclo celular da célula, no desenvolvimento da oncologia, no combate ao câncer. "Hoje, quando se fala em quimioterapia, se refere a um grupo maior de drogas, não somente as que vão interromper mas também uma determinada alteração, ou seja, são drogas direcionadas para as células tumorais", diz Mariana.

 

Ainda existe muita confusão porque muitas drogas usadas em oncologia não são quimioterápicos. Por isto, a melhor nomenclatura deveria ser drogas antineoplásicas ou antitumorais. A quimioterapia então é basicamente usada somente para tratamento de câncer. 

 

A médica explica que quimioterápico oral não é somente quimioterapia e por isto o nome deveria ser terapia antineoplásica. As novas drogas desenvolvidas são direcionadas para as células doentes e mudam as perspectivas porque o tratamento é direcionado e com menos efeito colateral, ou seja, se dá o remédio apenas para tratar as células doentes.

 

Confira a entrevista sobre o assunto ao programa Cotidiano, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, com apresentação da jornalista Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 03/02/2015 - 17:31 e atualizado em 04/02/2015 - 10:53