Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça os direitos do trabalhador temporário

Os 160 mil temporários de fim de ano precisam exigir a assinatura da

Nesta edição do Em Conta você fica sabendo de uma porção de coisas que precisam ser obedecidas, tanto pelos patrões quanto pelos empregados, no contrato temporário de trabalho, que pode se estender até nove meses, mesmo sem ser efetivado.

 

Ouça também:

 

Vale a pena aceitar um trabalho temporário?

 

O advogado trabalhista Rafael Lare Martins explica, por exemplo, o que acontece com a empregada que fica grávida durante o contrato provisório. Outro caso interessante é sobre o temporário que sofre acidente na ida ao trabalho e precisa ficar de licença.

 

Apesar da assinatura da carteira de trabalho em contrato provisório ser fundamental para que o patrão não pague multa por isso, na verdade, o empregado, mesmo sem a carteira, acaba tendo os mesmos direitos trabalhistas de qualquer outro.

 

Escute este Em Conta para saber os detalhes da empregada em período de gravidez, do acidentado e de outras situações que acontecem no trabalho provisório, como é o caso da demissão, ou fim do contrato, quando a pessoa tem direito às férias proporcionais, FGTS e tudo mais.

 

No Trocando em Miúdo, o assunto também é interessante porque fala de uma coisa prevista no Código Civil, pouco conhecida, e que permite o fim da exigência do pagamento de uma dívida, até um ano depois, conforme o caso, mesmo que ela não tenha sido paga.

 

O Em ContaA Economia Que Você Entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 09h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões. A apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando: emconta@ebc.com.br



Criado em 25/11/2014 - 09:35 e atualizado em 25/11/2014 - 08:54