Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Inadimplência: confira dez dicas para fugir do endividamento

Número de pessoas em situação de inadimplência vem aumentando no país

O número de pessoas em situação de inadimplência vem aumentando no país. Segundo o último relatório da Serasa Experian, nos seis primeiros meses deste ano, comparado com o mesmo tempo de 2014, a inadimplência cresceu 16,4%. Se comparar a inadimplência de junho deste ano com junho do ano passado, o crescimento das dívidas não pagas em dia cresceu 23,4%.

 

O programa traz os dez principais conselhos do professor Lélio Braga Calhau para se livrar do endividamento. Promotor de Justiça do Consumidor, do Ministério Público de Minas Gerais, o entrevistado também é responsável pelo site Educação Financeira para Todos.

 

De acordo com Lélio Braga, uma das formas que a pessoa tem de se comprometer e perder o controle do seu orçamento é a compra parcela. Por isso, o primeiro conselho é “compre sempre à vista”, diz. A ação, além de ajudar na administração dos gastos, pode render desconto na compra.

 

Entre os dez conselhos, que você pode ouvir neste Em Conta, estão os relativos à necessidade atual, por conta da crise na economia, como por exemplo, nunca seja fiador ou empreste seu nome para qualquer pessoa.

 

E mais: tenha apenas um cartão de crédito e use com muito controle, fugindo dos parcelamentos com juros. E o cheque especial? Esse é melhor nem ter, afirma o promotor.

 

Outra dica, é vender o que você não está usando em casa e aplicar o dinheiro, ressalta Lélio Braga Calhau. Ele ainda lembra que hoje há vários sites na internet de compra e venda de coisas usadas.

 

As dez dicas para endividados estão disponíveis no player no topo da matéria. Ouça!

 

O Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz. Continue participando: emconta@ebc.com.br



Famílias brasileiras comprometem 30,6% do orçamento para pagar dívidas

Criado em 17/07/2015 - 12:54 e atualizado em 17/07/2015 - 14:58