O duo Muntchako, formado pelos músicos, produtores e compositores Macaxeira Acioli e Samuel Mota, está de volta com o novo single, “Galinha d’Angola”.
A faixa marca o retorno do grupo à cena, e uma parceria inédita com a multiartista carioca ÀIYÉ, que assume a bateria e os vocais.
O Espaço Arte recebeu os fundadores da Muntchako, Macaxeira Acioli e Samuel Mota, para falar sobre a nova fase de produção e do novo trabalho.
“Galinha d’Angola” chega para reafirmar a identidade sonora única da banda e abrir caminhos para essa nova fase, onde a festa e as experimentações continuam sendo o fio condutor de música.
Sobre os artistas:
Macaxeira Acioli: Nascido em um dos berços da cultura nordestina, em Campina Grande, Paraíba; “Macaxeira Acioli", iniciou seus passos percussivos participando de grupos folclóricos. Em 1995 em Brasília, trocou sua formação em Comunicação pelas andanças musicais. Formado em Música Popular pela Universidade Federal da Paraíba transitou em importantes festivais pelo Brasil, Europa e América do Sul com a Cabruêra, Hypnotic Brass Ensemble (EUA) e Muntchako. Atualmente residindo em Brasília, desenvolve oficinas de percussão utilizando o tambor, a voz e o movimento como ferramentas de inclusão social, estreitando desconstruções e o auto-conhecimento por meio dos Gritos,Tambores e Movimento.
Samuel Mota: Samuel Mota é músico multi-instrumentista, compositor, arranjador, produtor musical e graduando em Artes Visuais na UnB. Aos 16 anos, integrou‐se à banda JahLive e nela permaneceu durante sete anos, onde atuou como compositor e arranjador, na posição de guitarrista solo e back vocal. Viajou em turnês por grande parte do Brasil, residindo durante alguns anos em São Paulo, tendo dividido palcos com grandes nomes da música brasileira como Alceu Valença, Lulu Santos, Zecabaleiro, Gilberto Gil, dentre outros, além de grandes nomes do reggae internacional. Produziu trabalhos que contaram com a participação de nomes como Toninho Horta, Zeider do Planta e Raíz, Zé Orlando da Tribo de Jah e Carlos Maltz, ex-Engenheiros do Hawai, além de ter produzido faixas musicais para o grande nome do Rap nacional, GOG. Atualmente, forma o grupo Muntchako junto a Macaxeira Acioli. O grupo, que estreou em novembro de 2014, em pouco tempo de existência ganhou grande notoriedade na cena musical candanga, e nacional, rodando e participando de diversos importantes festivais em todo país, e teve o primeiro álbum produzido por Curumin, e prensado em vinil (www.muntchako.com)
