Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A pioneira Orquestra Sinfônica Brasileira chega aos 80 anos

A Rádio MEC celebra a OSB com uma série de interprogramas e programas especiais

Especiais Rádio MEC

No AR em 16/08/2020 - 07:00

A pioneira Orquestra Sinfônica Brasileira chega aos 80 anos de dedicação à cultura musical de nosso país.
Fundada em 1940, foi a primeira a mostrar a música do Brasil em turnês no exterior; criou projetos de difusão musical emblemáticos como o Concertos para a Juventude e o Projeto Aquarius; realizou milhares de concertos e segue criando e se reinventando, com novos projetos e ações on-line.
A Rádio MEC celebra essa grande instituição, seus dirigentes, regentes  e seus músicos, com uma série especial de programas e interprogramas trazendo parte dessa rica trajetória, contada a partir de registros musicais emblemáticos e de depoimentos e entrevistas com quem fez e faz a história da OSB.

Interprogramas

1 - Uma orquestra brasileira: as principais realizações da OSB ao longo de seus 80 anos são destacadas nas vozes do maestro Isaac Karabtchevsky; do crítico musical Eurico Nogueira França e do pianista Arnaldo Estrella. Ao fundo ouvimos uma gravação de O Guarani, de Carlos Gomes, na interpretação da OSB regida por Eleazar de Carvalho.

2- Maestros da OSB: José Siqueira, Eugen Szenkar, Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, são alguns do maestros que com seu trabalho e dedicação projetaram a Orquestra Sinfônica Brasileira para o Brasil e para o mundo. 

3 - Grandes solistas da OSB. Os músicos que fazem parte do corpo orquestral da OSB são profissionais de excelência, muitos deles foram referência no estudo de seus instrumentos no Brasil, como Noel Devos e Odette Ernest Dias. Além disso, solistas de renome internacional têm sua história ligada à OSB, e outros ainda foram revelados pela Orquestra, como Nelson Freire e Antonio Menezes. Nesse interprograma ouvimos também a voz de outro grande solistas brasileiro que atuou com a OSB: Arnaldo Estrella.

4 - Uma das mais importantes contribuições da Orquestra Sinfônica Brasileira e que a tornam, sem dúvida, um patrimônio cultural de nosso país, são os projetos de divulgação e difusão da música de concerto, como os Concertos para Juventude e o projeto Aquarius. Esses projetos são aqui comentados nas vozes de João Carlos Alvim Correia e Isaac karabtchevsky

Criado em 16/08/2020 - 07:00

Mais do programa